FOLIA SAUDÁVEL | 08.FEVEREIRO.2018

Só alegria no carnaval

Saco vazio não para em pé, nem pula carnaval

Tá liberado

› Carboidratos: cereais, grãos e massas (de preferência integrais), além de fornecer energia, dão maior sensação de saciedade;
› Alimentos ricos em potássio e em vitamina C: manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão. Esse grupo de frutas ajudam no trabalho muscular e a desintoxicar o fígado;
› Alimentos crucíferos: couve, couve-flor e brócolis são grandes aliados da desintoxicação;
› Energizado e hidratado: melancia é uma ótima opção. Além de grande parte da sua composição ser água, ainda fornece energia.

Melhor evitar

› Fritura: além de serem altamente calóricos, alimentos gordurosos exigem um esforço maior do organismo para fazer a digestão, deixando o corpo mais lento e com sono. Opte pelos assados, ensopados e grelhados;
› Temperos industrializados e sal: contêm alto teor de sódio, favorecendo a retenção de líquidos e aumento da pressão arterial;
› Horas sem comer: ficar muito tempo sem comer ou comer apenas um grupo de alimentos para emagrecer pode causar problemas graves como sobrecarga renal e outros desequilíbrios.

 

Cachaça não é água não

A hidratação é muito importante, principalmente nesse nosso calor de 30 ºC, típico do mês de fevereiro. Mas nem todo o líquido hidrata: as bebidas alcoólicas, por exemplo, são as maiores vilãs quando o assunto é desidratação, pois elas agem diminuindo a produção do hormônio antidiurético, responsável por regular a perda de água do organismo.

Se for ingerir bebida alcoólica, a dica é: para cada copo de álcool, tome dois copos de água. Água de coco também é uma ótima opção para manter o corpo hidratado, pois tem baixa caloria, baixo teor de sódio, é rica em potássio e contém carboidratos de fácil digestão. Caso a água de coco não agrade o seu paladar, opte pelas bebidas isotônicas.