PEQUENO NOTÁVEL | 29.SETEMBRO.2017

Setembro Vermelho: Dia Mundial do Coração

O mês é dedicado a um dos nossos melhores amigos, que trabalha ao nosso favor durante a vida inteira. Um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, que nos mantêm pulsantes, vivos.

 

Tamanho não é documento

O coração é consideravelmente pequeno, mas sua importância é enorme. Ele tem o tamanho de um punho fechado e bate de 60 a 100 vezes por minuto, pulsando sangue para o corpo inteiro. Ou seja, o coração de uma pessoa que vive, em média, 70 anos bate mais de 2,5 bilhões de vezes e bombeia aproximadamente 250 milhões de litros de sangue!

 

Dá até palpitação

Todos têm medo das complicações cardíacas, mas pouco fazem para evitá-las. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), estima-se que 950 pessoas morrem por dia devido a problemas no coração. No ano de 2016 o cardiômetro, uma ferramenta eletrônica criada pela SBC para mostrar quantas pessoas são vítimas de doenças cardiovasculares, registrou 349.938 mortes. E o ano de 2017 já conta com 246.166 mortes.

 

Cuide da sua saúde. Seu coração agradece!

Mantenha um bom plano alimentar, para evitar o risco de diabetes: essa doença pode levar a complicações cardíacas. Tenha uma alimentação rica em cereais integrais, vegetais e frutas, pois são ricos em fibras e vitaminas, que aumentam a absorção e eliminação da gordura e dão mais disposição.

A hipertensão é a grande causa de problemas cardíacos e sua incidência aumenta com a idade, então, evite consumir sal e gorduras.

Mexa-se! Exercícios contribuem para o controle da pressão arterial e mantêm ossos, músculos e articulações saudáveis.

Respire fundo! Evite o estresse, nervosismo e ansiedade.