CUIDADOS COM A SAÚDE | 02.MAIO.2019

Pressão alta pode (e deve) ser controlada

Nosso coração, a cada vez que pulsa, contrai e bombeia sangue pelas artérias, criando uma pressão elevada sobre elas. Quando acontece um aumento excessivo dessa pulsação, ocorre o que chamamos de hipertensão arterial – popularmente conhecida como pressão alta.

A média ideal da pressão arterial de uma pessoa adulta, sadia e descansada é de “12 por 8”. Já para quem é hipertenso, esse número fica em torno de “14 por 9” ou mais.

O que gera a hipertensão?
– Uso excessivo de sal
– Ingestão de bebidas alcoólicas
– Obesidade
– Sedentarismo
– Tabagismo

Porém, evitando esses maus hábitos e acompanhando a pressão arterial periodicamente, é possível controlar essa doença. Para isso, vale aplicar pequenas mudanças no dia a dia para ter uma vida mais saudável, tais como: praticar exercícios físicos regularmente, consumir alimentos ricos em fibras, evitar cigarro e álcool, manter uma alimentação balanceada com pouco sal e gordura e ingerir ao menos dois litros de água por dia.

Você sabia?
O estresse também é um fator que contribui para o aumento da pressão arterial, por isso, é importante gerenciar suas emoções. Caso não esteja conseguindo fazer isso por conta própria, busque um profissional e cuide também da saúde de sua mente.