ESPECIAL QUARENTENA | 03.ABRIL.2020

Organize sua casa durante a quarentena

O período de isolamento social é um ótimo momento para colocar a arrumação em dia e fazer uma limpeza nos ambientes da casa. Além de gastar energia, pode ser uma atividade terapêutica para aliviar a ansiedade.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você organizar sua casa durante a quarentena – mas lembre-se, para manter o cérebro motivado, nada de se dedicar à limpeza durante o horário de trabalho. 😉 Coloque sua playlist de músicas favoritas e mãos na massa!

Organize os armários e a despensa

Antes de tirar tudo e começar a organizar, planeje onde fica mais fácil para pegar os utensílios e mantimentos. Eleja um armário de fácil acesso para a louça do dia a dia e evite amontoar os copos um dentro do outro.

O ideal é guardar as panelas tampadas, mas se não der, empilhe as panelas e agrupe as tampas. Já os potes de plástico podem ser organizados por formato e tamanho, um dentro do outro com as tampas embaixo de todos ou as tampas dentro de um pote maior.

Na despensa, verifique a data de validade de cada produto, separe o que venceu e organize os demais para evitar desperdícios.

Limpe a geladeira

Esvazie todas as prateleiras e limpe o interior. Na hora de colocar os alimentos de volta, organize-os por partes:

  • Porta: condimentos como maionese, ketchup, temperos para saladas, azeitonas e conservas.
  • Congelador: alimentos que precisam ser conservados a baixa temperatura ou que serão consumidos futuramente.
  • Gaveta superior: frios, embutidos, temperos verdes, peixes e carnes que serão consumidos em breve.
  • Primeira prateleira: leites e derivados como iogurte, queijo, manteiga e requeijão, também ovos e sobras de comida guardadas em potes.
  • Prateleiras intermediárias: alimentos prontos, bolos, tortas, doces, sopas, caldos e cozidos.
  • Prateleira inferior: frutas e alimentos que pretende descongelar.
  • Gaveta inferior: legumes e verduras e alimentos sensíveis às baixas temperaturas.

Arrume seu guarda-roupas

Aproveite para fazer uma limpa no seu guarda-roupa e também no das crianças, se for o caso. Separe as roupas que podem ser doadas daquelas que precisam de ajustes e das que irão para o lixo. Uma dica é transformar as peças que não tem mais condições de uso em pano de chão.

Se tiver espaço, pendure quase todas as roupas. Blusas de malha, tricô e outras peças que podem danificar a estrutura devem ser dobradas.

Procure não guardar os sapatos logo depois de usá-los. O ideal é passar um pano úmido nas solas e deixá-los arejando de uma noite para outra na sombra.

Cuide das plantas e do jardim

Cuidar das plantas ou do jardim pode ser um bom momento terapêutico para aliviar a ansiedade causada pelo isolamento. Aproveite para renovar a sua energia e a das plantas!