MUDANÇA DE HÁBITO | JANEIRO.2021

Como colocar em prática as metas de ano novo

É de praxe: janeiro começa e logo queremos colocar em prática as promessas feitas no ano anterior. É importante se planejar e estipular metas, mas tome cuidado com as metas quase impossíveis para evitar frustações.

Quando decidimos mudar, rompemos com hábitos consolidados. Nesse processo é natural que apareçam dificuldades. Mudar um comportamento raramente é simples e, sim, envolve um compromisso substancial de tempo e esforço. Isso não quer dizer que o processo é ruim. Ele pode ser realizador, principalmente quando os resultados começam a aparecer.

Não é fácil, mas comece

Estudos da Universidade de Scranton (EUA) revelaram que apenas 8% das pessoas conseguem realizar as promessas ao longo do ano. Segundo o pesquisador Rory Vaden, o importante é começar. Se você conseguir colocar em prática durante os primeiros trinta dias, as chances de prosseguir triplicam.

Cuidado com as quantidades

Mudar hábitos exige dedicação e foco, principalmente no início. Quanto mais metas na lista, maiores as chances de dispersão. Se for o caso, tente realizar mudanças ao mesmo tempo que estejam alinhadas, por exemplo: fazer exercícios físicos e mudar hábitos alimentares.

Estipule metas tangíveis

Não crie promessas impossíveis de realizar. Analise suas condições de começar e faça um planejamento que se adeque à sua realidade – não o contrário. Estabeleça prazos e, se possível, uma data de conclusão. A frequência e constância também são peças-chave nesse processo.

Troque experiências

Conversar com pessoas que passaram por processos semelhantes ao seu é importante para perceber que você não está sozinho. Os grupos de apoio são uma excelente forma de conhecer pessoas que já tiveram sucesso enfrentando os mesmos desafios, além de poder compartilhar suas experiências, medos e ansiedades.

Não se culpe

Quando se trata de mudar hábitos, desistir no meio do caminho é sempre um risco. As recaídas fazem parte do processo. O importante é saber lidar com elas, e não desistir. Siga em frente, com paciência. Os amigos e familiares são fundamentais nesse momento, por isso, procure ficar perto de pessoas que te motivam a melhorar.

Em linhas gerais, comece! Determine com equilíbrio seus objetivos, tendo em mente que o processo requer paciência, disciplina e estratégia. Se preferir, inicie com uma meta mais tranquila e ao atingi-la, aumente a meta, isso é uma maneira de se auto motivar.