ESPECIAL QUARENTENA | 02.ABRIL.2020

Indicações de cursos online, palestras e vídeos para assistir

Se você aderiu ao isolamento voluntário ou está trabalhando em casa para ajudar a reduzir o número de contágios por coronavírus, saiba que há muito conteúdo disponível online que podem ajudar a atravessar esse momento difícil. Separamos alguns cursos gratuitos, palestras e vídeos para você retornar dessa quarentena inspirado!

Para ajudar na carreira

1. LinkedIn

O LinkedIn liberou gratuitamente o curso “Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade”. São 10 aulas que equivalem a quase 11 horas de estudo com professores, escritores, coachs e especialistas em liderança, comportamento, administração e produtividade.

Saiba mais

2. Udemy

A Udemy, plataforma de ensino à distância, liberou mais de 400 cursos gratuitos para aprender desde técnicas de Excel até programação para crianças com ferramenta do MIT. Além disso, muitos professores liberaram seus conteúdos gratuitamente, como o instrutor global da Udemy Chris Haroun, veja aqui.

Saiba mais

3. Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com 12 cursos online gratuitos com certificação. Os temas incluem Empreendedorismo, Finanças Pessoais, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Comunicação, entre outros.

Saiba mais

Palestras e vídeos educativos

1. Sua linguagem corporal molda quem você é

Nessa palestra, a professora da Harvard Business School, Amy Cuddy, mostra como a linguagem corporal afeta a forma como as pessoas nos veem e principalmente como nós nos vemos. Com poses e ações confiantes, podemos enganar a mente e até afetar os hormônios do nosso corpo, aumentando as chances de sucesso.

2. Como o sabão elimina o coronavírus

Você já foi informado mil vezes: lave as mãos para impedir a propagação do coronavírus. Mas por que isso funciona tão bem? Nesse vídeo do canal de notícias Vox, eles explicam como as moléculas de sabão são capazes de destruir os vírus.

Assista aqui (em inglês)

3. Uma maneira simples de quebrar um mau hábito

Podemos quebrar maus hábitos, sendo mais curiosos sobre eles? Nessa palestra, o psiquiatra Judson Brewer explica a relação entre atenção plena e vício – de fumar a comer demais, a todas as outras coisas que fazemos, mesmo sabendo que elas são ruins para nós.

Assista aqui

4. O profissional do futuro

O TEDx da brasileira Michelle Scheneider analisa o futuro do trabalho em uma perspectiva que divide as habilidades humanas em dois grupos, de um lado as técnicas e do outro as comportamentais. O operacional o robô faz, mas e o resto?

Assista aqui

5. Como usar o ponto e vírgula

Nessa animação feita para o TED-Ed, a jornalista Emma Bryce esclarece as melhores práticas do “nem tão confuso assim” ponto e vírgula. O vídeo tem pouco mais de três minutos e explica de maneira simples e lúdica como esse sinal, que parece sofrer uma crise de identidade, pode ser usado para “dar clareza, força e estilo à escrita”.

6. Cientistas do Brasil que você precisa conhecer

O Nexo Jornal lançou o projeto “Cientistas do Brasil que você precisa conhecer”, uma série com 12 vídeos curtos sobre pesquisadores brasileiros que marcaram a história. Que tal aproveitar a quarentena para fazer uma maratona e ainda se inspirar com grandes nomes da Ciência?

Assista aqui