COMIDA SAUDÁVEL | 08.FEVEREIRO.2019

Importância das frutas, verduras e legumes na nossa alimentação

Se no seu cardápio não há espaço para frutas, legumes e verduras, está na hora de repensar o que você come todos os dias. São alimentos naturais e que fazem tão bem para a saúde que há até uma recomendação diária de consumo por parte da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Começando pelas frutas

Entre os seus benefícios, as frutas estão relacionadas à diminuição do risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer devido à presença de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. A OMS recomenda o consumo de, no mínimo, três porções por dia.

Verduras e legumes

Neste caso, a recomendação da OMS é consumir duas porções por dia, uma no almoço e outra no jantar, por exemplo. Verduras e legumes são alimentos de baixa caloria, fáceis de preparar, ricos em nutrientes e fibras que protegem o sistema imunológico e atuam na saciedade, entre outras funções.

Fique atento à safra

Estamos falando de alimentos característicos de cada época do ano, e isso influencia diretamente no seu preço final. Por estarem na sua época natural, também recebem menor carga de agroquímicos:

Janeiro: Alho, Batata, Chicória, Coco, Milho Verde, Nabo, Tomate e Uva
Fevereiro: Figo, Limão, Cebolinha, Mostarda, Pimenta, Quiabo e Goiaba
Março: Caqui, Maçã e Pepino
Abril: Chuchu, Jaca, Pêra e Moyashi
Maio: Abacate, Berinjela, Cará, Jiló e Maracujá
Junho: Batata Doce, Mandioca, Gengibre e Tangerina
Julho: Banana, Erva-doce, Laranja, Inhame e Ervilha
Agosto: Acelga, Mandioquinha, Morango e Rabanete
Setembro: Abóbora, Couve-flor e Escarola
Outubro: Agrião, Alcachofra, Alface, Brócolis, Cenoura, Espinafre, Mamão e Repolho
Novembro: Abobrinha, Almeirão, Beterraba, Manga, Nectarina, Pêssego e Vagem
Dezembro: Abacaxi, Ameixa, Cebola, Couve, Melancia, Salsão e Melão