CUIDADOS COM A SAÚDE | 13.NOVEMBRO.2017

Ergonomia – Mas o que é isso?

Simples atos como levantar da cama, agachar para pegar um objeto, segurar o celular ao digitar ou ficar muito tempo em frente ao computador , quando executados de modo incorreto, além ocasionarem dores aparentemente “inofensivas”, podem desencadear o começo de um problema que atinge mais pessoas do que você imagina: as doenças osteomusculares.

Algumas pesquisas nos mostram o quanto os problemas osteomusculares interferem na saúde dos brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 5,4 milhões de brasileiros sofrem de problemas na coluna.

 

O que são as Doenças Osteomusculares ?

As doenças osteomusculares produzem sintomas dolorosos que acometem tendões,
músculos, nervos, ligamentos e outras estruturas responsáveis pelos movimentos dos
membros superiores, costas, região do pescoço, ombros e membros inferiores.

Os membros superiores e coluna geralmente são os mais atingidos por esses problemas. Para evitá-los é preciso estar atento aos movimentos e atividades que fazemos ao longo do dia.

 

Dicas

O uso da tecnologia já faz parte da nossa rotina e, muitas vezes, sem perceber já estamos curvados de maneira incorreta, na frente ao computador ou usando o celular. Para evitar isso, preparamos alguns vídeos (Link 1 e Link 2) para te ajudar a usar esses aparelhos usando a postura correta.