CUIDADOS COM A SAÚDE | 07.DEZEMBRO.2018

Dicas para a chegada do verão

O verão está chegando e, com ele, o calor que é característico da época. Por isso, não podemos nos esquecer dos cuidados que temos de ter com a nossa saúde durante toda a estação.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você aproveite o verão da melhor forma:

Alimentação

Por conta das altas temperaturas, a primeira coisa que você deve fazer é prevenir a desidratação, aumentando a ingestão de líquidos como água, chá, suco e água de coco. Outra dica bastante válida é água saborizada – acrescida com o sabor de frutas, legumes, ervas e especiarias, ela é refrescante e ótima substituta de bebidas muito calóricas, como o refrigerante, por exemplo.

No verão, também deve-se evitar o consumo de alimentos industrializados e gordurosos que, nesta época, prejudicam a digestão e causam mal-estar, bem como o consumo excessivo de sódio.

O calor também causa a proliferação de fungos e bactérias nos alimentos, aumentando o risco de contaminação. Sendo assim, é preciso ter cuidado com a higiene dos produtos antes de consumi-los.

Vestuário

Use sempre óculos de proteção, chapéu (se necessário) e roupas leves quando for sair ao sol. As roupas, por sinal, têm a função de nos proteger contra os raios UVA (capazes de penetrar até nas camadas mais profundas da pele) e UVB (que podem provocar vermelhidão na pele).

Outro ponto importante é o uso do protetor solar, fator 15 ou mais, todos os dias, independente do ambiente. Lembrando que a exposição frequente ao sol sem proteção adequada pode causar o câncer de pele.