ESPECIAL QUARENTENA | 06.ABRIL.2020

Dicas de filmes e livros para se entreter

Selecionamos algumas sugestões de livros e filmes para te ajudar a aproveitar o tempo livre durante a quarentena. A maior parte deles pode ser encontrada gratuitamente na internet ou em versões online para e-reader, como o Kindle.

Livros

Sapiens: Uma breve história da humanidade – Yuval Noah Harari

O que possibilitou ao homo sapiens dominar as outras espécies? O que nos torna capazes de criar as mais belas obras de arte e dos avanços científicos mais impensáveis? Nossa capacidade imaginativa. A partir dessa ideia, o historiador e professor Yuval Harari reconta a história da humanidade desde a pré-História até o presente, apresentando fatos e suas interpretações sobre crenças, poder, dinheiro, direitos humanos e o futuro.

Atenção Plena: Mindfulness – Mark Williams e Danny Penman

O livro reúne o criador da terapia cognitiva com base na atenção plena, Mark Williams, e o jornalista Danny Penman, que trazem um programa de oito semanas que promete fazer com que o leitor mude a sua perspectiva diante da vida. A ideia é exercitar meditações diárias, simples e de curta duração, que permitam desenvolver a capacidade de atenção plena.

 

Capitães da Areia – Jorge Amado

Capitães da Areia é um romance brasileiro escrito em 1937. A obra retrata o cotidiano de um grupo de menores abandonados, que crescem nas ruas de Salvador, roubando para sobreviver; e procura mostrar não apenas os assaltos e as atitudes violentas, mas também as aspirações e os pensamentos ingênuos comuns a qualquer criança.

 

Ideias Para Adiar o Fim do Mundo – Ailton Krenak

Adaptação de duas conferências e uma entrevista concedidas em Portugal por Ailton Krenak, um dos principais pensadores indígenas do Brasil; o livro é uma parábola sobre os tempos atuais e discute o distanciamento assumido pela humanidade em torno da natureza. Leitura rápida e urgente!

 

Comece pelo porquê – Simon Sinek

Por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras? Por que algumas despertam grande lealdade por parte de clientes e funcionários? Para Simon Sinek, a resposta está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva – o porquê.

Filmes

Human (2016)

O que nos torna humanos? Por três anos, o cineasta francês Yann Arthus-Bertrand entrevistou duas mil pessoas em 60 países buscando entender a essência humana. O resultado deu origem ao documentário Human, disponível gratuitamente em duas partes no YouTube.

O Silêncio dos Homens (2019)

Produzido pelo Papo de Homem e disponível no YouTube, o filme apresenta conversas com personagens reais e especialistas ligados à saúde mental e sociologia a respeito dos estereótipos de masculinidade, e como eles influenciam para que os homens sejam menos propensos a dividir seus sentimentos.

Muito Além do Peso (2013)

Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está obesa, e essa epidemia pode colocar nossas futuras gerações em perigo. Mas por que isso está acontecendo? Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo. Assista!

Eu Maior (2013)

O filme se define como uma reflexão coletiva sobre autoconhecimento e busca da felicidade. Foram entrevistadas 30 personalidades de atuações diferentes, como a monja budista Coen, o filósofo Mario Sergio Cortella e o físico Marcelo Gleiser, que dão depoimentos sensíveis, instigantes e por vezes até engraçados sobre temas que inquietam a humanidade desde sempre. Assista aqui.

Pachamama (2018)

Produzida pela Netflix, a animação conta a história de uma pequena aldeia andina que cultua Pachamama, a mãe terra. Durante o filme acompanhamos Tepulpai, um garoto de 10 anos que tem o sonho de se tornar xamã. Depois que uma estatueta sagrada é roubada, ele parte na missão de recuperá-la. Vale para toda a família!