ESPECIAL QUARENTENA | 02.ABRIL.2020

Como fazer um home office produtivo

A preocupação frente à pandemia de coronavírus (Covid-19) tem levado empresas de todo o mundo a aderir ao home office. Para muitos, essa maneira de trabalhar é nova e surge como um desafio. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de organização, bem-estar, segurança e comunicação para se manter produtivo enquanto trabalha em casa.

 

Mantenha-se motivado no home office

  • Manter a rotina é muito importante. Para despertar o corpo e começar o dia, acorde no mesmo horário de sempre, arrume sua cama, tome café da manhã e troque de roupa como se estivesse trabalhando fora.
  • Estabeleça o horário de almoço, tomando cuidado com refeições e lanches pesados que podem provocar sono e lentidão.
  • Faça pausas para beber água e se alongar um pouco, assim a mente continua funcionando e você exercita o corpo.
  • Defina seu horário de trabalho para não cometer excessos, e converse com as pessoas que moram com você para conter as distrações.
  • Para manter seu cérebro motivado, evite se dedicar a atividades que não estão relacionadas à sua rotina de trabalho, como limpar a casa.

O local de trabalho em casa

  • Escolha um espaço confortável, organizado e bem iluminado que ajude o seu cérebro a entender que você está trabalhando.
  • Se possível, siga as regras de ergonomia para não sofrer lesões e dores musculares, como ter uma cadeira e mesa adequadas, apoio para os pés, etc.
  • Utilize apenas conexões seguras, como as VPNs, para não ser surpreendido por um ataque cibernético. Além disso, contenha o acesso a sites e links de lazer que podem comprometer os dispositivos e informações da empresa.

Comunicação no trabalho remoto

  • Mantenha a comunicação diária. Falar com seus colegas mesmo no trabalho remoto ajuda a manter o bom relacionamento e o fluxo de colaboração.
  • Faça check-ins regulares com seu gestor e defina sua agenda, alinhando a melhor maneira de organizar prazos e outras atividades.
  • Utilize as ferramentas digitais a seu favor. Para uma pergunta simples ou atualização rápida, WhatsApp ou Slack são boas alternativas; Já Google Hangouts e Skype são ótimas opções para reuniões ou falar com clientes.
  • Se comunicar por texto pode levar a interpretações erradas, por isso, releia o que escreveu antes de enviar e se disponibilize para explicar novamente caso a pessoa ache necessário.