SAÚDE MENTAL | NOVEMBRO.2020

Como controlar o estresse evita doenças e melhora sua saúde

Os cuidados que damos à nossa saúde física nem sempre são os mesmos que temos com a saúde mental. Afinal, o cansaço físico é mais evidente, preocupa e impacta mais a nossa rotina. Por outro lado, o cansaço mental costuma passar despercebido. Assim, silenciosamente o estresse ganha espaço no nosso cotidiano e acaba sendo confundido com um estilo de vida – um comportamento extremamente perigoso.

O estresse é uma defesa orgânica do nosso corpo. Quando somos expostos a alguma situação com a qual não estamos habituados, o sistema nervoso reage com a liberação de adrenalina e cortisol. Esses hormônios deixam nosso organismo alerta para situações de emergência.

Porém, ficar muito tempo exposto ao cortisol pode trazer problemas para a saúde, como a inibição da serotonina, uma substância que regula nosso humor, sono, apetite, entre outras funções. Por isso, a baixa concentração desse hormônio pode causar mau humor, dificuldade para dormir, ansiedade ou mesmo depressão.

Outros possíveis impactos causados por altos níveis de cortisol são a perda de massa muscular, aumento de peso e diminuição de testosterona. Além de ter a capacidade de desencadear outros problemas, como hipertensão, arritmias cardíacas, colesterol alto, diabetes e envelhecimento precoce.

Como controlar o estresse?

Quem nunca sentiu algum desses sintomas? Suor nas mãos, boca seca, ritmo cardíaco acelerado, dor abdominal repentina, falta de ar, tensão muscular, dor de cabeça, dificuldade de concentração, fadiga e insônia. Embora, à princípio, pareçam inofensivos, é preciso ficar atento a todo e qualquer sinal que nosso corpo envia.

Ser capaz de gerenciar o estresse está diretamente relacionado à visão que temos das situações cotidianas, ao autoconhecimento e autocontrole das nossas próprias emoções. Para isso, existem algumas estratégias:

  • Analise quais situações ou pessoas costumam te deixar estressado e estabeleça estratégias para lidar com elas;
  • Lembre-se de agir racionalmente, o impulso pode gerar problemas ainda maiores;
  • Pratique atividades físicas, elas aumentam a liberação de endorfina e serotonina, hormônios do bem-estar;
  • Preserve a qualidade do seu sono;
  • Organize-se! Grande parte do estresse é gerado por nós mesmos;
  • Mantenha uma alimentação balanceada, rica em grãos e folhas;
  • Alguns ingredientes naturais possuem propriedades calmantes, como a camomila, a erva-doce e o capim limão;
  • Evite confrontos desnecessários;
  • Encontre uma atividade que te ajude a relaxar, como ler um livro, meditar ou pintar;
  • Tente ser positivo e busque pessoas otimistas para ter por perto.

Sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar!