RISCO À SAÚDE | 01.JULHO.2019

Aprenda a ficar longe das hepatites virais

São cerca de 1,5 milhão de vítimas fatais por ano – não à toa a OMS (Organização Mundial da Saúde) instituiu 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais. Estamos falando de uma doença caracterizada pela inflamação do fígado e que é dividida em cinco tipos:

Hepatite A: transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Apesar de altamente contagiosa, é benigna e seu tratamento é rápido.
Hepatite B: contágio pelo sangue, esperma ou leite materno. Se não tratada, pode evoluir para um quadro crônico, cirrose ou até câncer de fígado.
Hepatite C: transmitida pelo sangue infectado. Raramente o contágio ocorre pelo sexo ou amamentação. Se não tratada, pode causar cirrose hepática.
Hepatite D: ocorre apenas em pessoas já infectadas pelo tipo B da doença. Transmitida por relações sexuais, da mãe para o filho durante a gestação, parto ou amamentação, compartilhamento de seringas, agulhas, cachimbos e objetos de higiene pessoal.
Hepatite E: o contágio ocorre pela ingestão de água e alimentos contaminados. É rara no Brasil, mas comum em países da Ásia e África.

Existem outros tipos de hepatites que são adquiridos pelo consumo excessivo de remédios, álcool e outras drogas.

Sintomas

A hepatite viral é silenciosa. Quando algum sinal aparece, a doença pode estar em estágio avançado – por isso é importante manter os exames em dia. Quando surgem, os sintomas comuns são: febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjoo, náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura, icterícia (olhos e pele amarelados) e fezes esbranquiçadas.

Prevenção

– Verifique a procedência e limpeza da água e alimentos que você consome e lave as mãos antes de comer.
– Não compartilhe agulhas e objetos de higiene pessoal e use sempre camisinha nas suas relações sexuais
– Grávidas devem fazer o pré-natal corretamente, ele é fundamental para detectar hepatite.
– O Ministério da Saúde disponibiliza vacinas contra os tipos A e B. Procure o posto de saúde e se informe.